SINSJUSTO marca presença na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa em Brasília

subtítulo - Entidade se une a trabalhadores de todo o país na defesa dos direitos do funcionalismo e pela retirada da PEC 38/2025
31/10/2025 31/10/2025 20:10 23 visualizações

A presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins (SINSJUSTO), Maria das Dores, juntamente com sindicalistas da entidade, se uniu a milhares de trabalhadores, trabalhadoras e estudantes na Esplanada dos Ministérios durante a Marcha Nacional Unificada contra a Reforma Administrativa (PEC 38/2025) que aconteceu essa semana em Brasília-DF.

 

Além da presidente, também participaram dos protestos, representando os servidores da Justiça do Tocantins, Maria do Socorro Fernandes, Juliene Lemes, Luiz Fonseca Aires, Renival Silva e Eliane Barbosa. 

A Marcha aconteceu um dia após o Dia do Servidor Público e teve como principal objetivo denunciar o caráter destrutivo da PEC 38/2025 que está em tramitação no Congresso Nacional e exigir sua retirada imediata, bem como impedir sua aprovação.

“Esse desmonte sistemático do serviço público não pode ser tolerado. Seremos resistência e nos faremos presentes sempre que convocados a defender os direitos dos servidores. O mais importante é destacar o quanto a PEC 38 irá abalar a prestação de serviços nos municípios, estados e, obviamente na esfera federal”, pontuou Maria das Dores. 

A mobilização contou com a presença de caravanas da Justiça Estadual de todo o país, totalizando 300 pessoas, representando as trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público do Judiciário que se somaram às demais categorias do funcionalismo para reafirmar o compromisso histórico com a defesa do serviço público e com o atendimento à população.

Entre os participantes da base da Federação estiveram: SINTAJ – BA, SINDJUS – RS, SINDIJUS – PR, SINDIJUS – MS, SINDIJUS – SE, SERJUSMIG, SINJUS – MG, SINDJUSTIÇA – GO, SINDJUSTIÇA – CE, SINDJUSTIÇA -RN, SERJAL, SINDJUDICIÁRIO – ES, SINDJU – PA, SINDJUD – PE, SINTAJ – PB, SINSJUSTO, SINJAP – AP, SINJUSC e SINDJUSTIÇA-RJ.

Diversos parlamentares também se juntaram ao ato, manifestando apoio à luta contra a PEC 38/2025. Entre os discursos realizados, destacou-se a crítica ao projeto apresentado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), considerado uma tentativa de retomar pontos da antiga PEC 32, já rejeitada pela mobilização popular em 2021.

O sindicalista Luiz Fonseca Aires explicou que “mais uma vez a classe política do país adota a postura de atacar os servidores mesmo que para isso a população saia prejudicada ao buscar atendimento no serviço público”.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) destaca que a proposta em discussão no Congresso não melhora o serviço público, mas desmonta as estruturas do Estado, abre espaço para privatizações e fragiliza direitos conquistados pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores. A avaliação unânime é de que a PEC ameaça áreas essenciais como saúde, educação e justiça, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados à população.

A mobilização marcou o encerramento das atividades do Mês do Servidor e simbolizou a continuidade das ações de enfrentamento à PEC 38/2025, que segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

 

Com informações do Portal Fenajud