Sinsjusto promove II Encontro dos Aposentados do Poder Judiciário

18/06/2024 09/07/2024 15:47 137 visualizações

O evento foi marcado pela realização de oficinas e diálogos com os idosos sobre saúde, direitos e espaço para envio de sugestões de pautas que sejam de interesse da categoria .

 

No último sábado (15), o Sindicato dos Servidores da Justiça realizou o II Encontro de Aposentados e Aposentadas. Na oportunidade, a entidade promoveu oficinas com profissionais da área jurídica, da saúde e de autocuidado. Também foi oferecido um espaço de acolhimento, conversa e escuta. O encerramento ficou por conta de um jantar junino dançante, com música ao vivo.

 

Pela manhã, para começar o evento, foi feita o acolhimento em roda de conversa com a psicóloga que atua no sindicato, Rosenildes Santos.

 

Em seguida, foi realizada uma oficina envolvente, com aquecimento e atividades rítmicas com o professor de dança e profissional em Educação Física, Wenes Ribeiro.

 

Após o intervalo para o almoço, aconteceu uma roda de conversa entre profissionais da DIGEP/TJTO e servidores inativos, que puderam fazer sugestões e reclamações que serão levadas ao órgão.

 

O advogado Jhenys Araújo, parte da Fraz Assessoria Jurídica, que atende o Sindicato, falou sobre a luta sindical em prol da aprovação da PEC 06/2024, que trata da extinção da Contribuição Previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, esclareceu dúvidas dos aposentados e ressaltou a importância do sindicato para o fortalecimento da luta em defesa da categoria. 

 

Em seguida, a diretora Mary Kay e servidora aposentada do Tribunal de Justiça, Ivania Veloso, ofereceu uma oficina de autocuidado para as mulheres presentes, com análise e limpeza de pele e automaquiagem.

 

Paralelamente, foi realizada uma roda de conversa com a profissional Ariana Queiroz, engenheira de alimentos e nutricionista pela UFT, com o tema saúde da pessoa idosa, que ensinou como melhorar os hábitos alimentares e cuidar da hidratação do organismo.

 

No período da noite, encerrando o evento, foi oferecido um jantar dançante com comias típicas, música ao vivo com tema junino.

 

Para Maria das Dores, presidente do Sindicato, "oportunidades como essas são valiosíssimas. Elas permitem que esses servidores se aproximem dos colegas e da entidade, que sejam ouvidos e tenham suas pautas levantadas. Não podemos esquecer de quem tanto fez pelo Judiciário, que são nossos aposentados e aposentadas", disse.