Sinsjusto promove o primeiro fim de semana do Encontro de Servidoras(es) do Poder Judiciário

08/04/2024 17/04/2024 09:06 239 visualizações

O evento contou com a presença massiva de servidoras e servidores de diferentes partes do estado, onde contaram com a realização de oficinas, palestras e rodas de conversas sobre diferentes temas. 

No último fim de semana, ocorreu a primeira etapa do 1º Encontro de Servidoras e Servidores do Poder Judiciário dedicado aos técnicos judiciários, sob a organização da diretoria do Sinsjusto - Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins. O evento ocorreu em Palmas (TO), contando com a participação massiva das servidoras e dos servidores de diferentes partes do estado, tendo início no sábado (6) à tarde e finalizando no domingo (7) pela manhã.

No primeiro dia, o Sinsjusto deu início às atividades com uma agenda que contou com um painel liderado pelo Dr. Bruno Azevedo, abordando o papel do sindicato e sua relevância na vida dos servidores. A assessoria jurídica do sindicato, Fraz Advocacia, representada pelos advogados Luiz Otávio Fraz, Kaique Fraz, Pedro Fraz também esteve presente, assim como o Dr. Leonardo Sanhes, do Escritório Celestino e, Borges e Urani Advogados Associados, de Goiânia, parceiros da Fraz Advocacia, abordando questões de direitos passíveis de demandas dos servidores públicos, se colocando à disposição e esclarecendo dúvidas.

Para encerrar as atividades do primeiro dia, o Sindicato proporcionou uma palestra sobre saúde mental e seu impacto na vida dos servidores do TJTO, conduzida pelo psicólogo Ulisses Franklin. Após a atividade, foi oferecido um coffee break para confraternização e aproximação dos participantes.

Oficinas e diálogos

No domingo, o evento foi iniciado com oficinas e sugestões dos servidores sobre demandas de interesse da categoria, incluindo a Alteração do Nível de Escolaridade para Ingresso na Carreira de Técnico Judiciário, critérios de substituições do oficial de justiça com prioridade para os efetivos e propostas de alteração do PCCR. Todas as sugestões foram bem recebidas pela direção do Sindicato e serão avaliadas minuciosamente para que se faça a luta necessária.

A diretoria da entidade participou ativamente das atividades e, o vice-presidente, João Vaz, técnico judiciário, conduziu os debates, acompanhado pelos advogados Kaíque Fraz e Jhenys Araújo, que ouviram atentamente todas as demandas levantadas pela categoria das diferentes comarcas e registraram as sugestões apresentadas

Maria das Dores, aponta que o evento foi dividido em duas etapas devido a extensão da categoria. "Temos milhares de filiadas e filiados e todos merecem ser ouvidos com a devida atenção. Quando pensamos nessa atividade, decidimos dividir em dois finais de semana, para garantirmos a melhor organização e logística possível, com espaço adequado e debates que fossem de interesse de toda a categoria, com tempo de qualidade para ouvir e dialogar com nossa base sem pressa e com a acomodação necessária".

João Vaz, que também esteve na mediação das mesas, ressalta que “O Encontro foi de suma importância para toda a categoria. Foi muito proveitoso, com a presença numerosa dos técnicos judiciários de várias Comarcas, os quais levaram várias demandas e contribuíram com sugestões pertinentes, que foram direcionadas de imediato ao jurídico. Que ocorra mais encontros dessa natureza, para que possamos nos manter fortalecidos e reivindicar nossos direitos.”

As servidoras e os servidores que participaram da atividade ressaltaram a importância de momentos como este e elogiaram a realização e organização do Encontro. A exemplo de Eziana Côrtes, da comarca de Paranã (TO), que citou que "Foi um Encontro muito proveitoso, achei que os pontos discutidos foram de grande relevância para nós Técnicos Judiciários, acredito que vamos avançar para águas mais profundas com a graça de Deus.”

Bethania Tavares, da comarca de Guaraí, aponta que "Foi ótimo nosso encontro! Sempre agrega e traz novos conhecimentos acerca do nosso trabalho. Foi muito bom estar reunida com vocês! Por mais encontros assim", ressaltou.

Segunda etapa

No próximo fim de semana, nos dias 13 e 14 de abril, será realizada a segunda etapa da atividade, com dedicação aos demais servidores e servidoras da justiça, no mesmo local e horários para as atividades.