SINSJUSTO marca presença em Encontro de Mulheres da Fenajud

03/10/2023 18/10/2023 15:10 289 visualizações

Atividade aconteceu em Florianópolis, nos dias 29 e 30 de setembro. O tema desta edição foi “Resistir, Lutar e Sonhar: Mulheres se organizam para viver”. Sindicato tocantinense levou comitiva formada por 9 mulheres. 

Nos dias 29 e 30 de setembro a FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados realizou o seu 2º Encontro de Mulheres. Desta vez a atividade aconteceu em Florianópolis (SC), simultaneamente ao 5º Encontro de Mulheres do Judiciário Catarinense. A atividade foi um momento importante para o movimento sindical com grandes debates e construção coletiva. 

O SINSJUSTO – Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins marcou presença, com uma comitiva formada por 9 mulheres. Pelo sindicato tocantinense estiveram: Maria das Dores, Maria do Socorro Freitas, Patricia Jorge, Bethania Tavares, Eliane Barbosa, Ieda Almeida e Harthemyza da Silva. 

Com programação extensa, esta edição teve como tema a “Resistir, Lutar e Sonhar: Mulheres se organizam para viver”. A primeira mesa foi “A luta nos movimenta para viver: memórias de resistência”, com Anita Prestes. Logo depois houve Lançamento da 8ª Edição da Revista Valente e debates. No segundo dia a categoria contou com a mesa Mesa ampliada: “Resistimos e lutamos: somos trabalhadoras diversas”. Os Encontros foram finalizados com a Plenária final que debateu as propostas discutidas nos grupos. 

Para Maria das Dores, “o debate democrático sempre é importante e construtivo. E atividades como essas são necessárias para que as mulheres ocupem mais espaços de poder ou qualquer outra função que ela queira, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, pontuou.